sexta-feira, 4 de maio de 2012

Quinoa: complementação proteica na atividade física





                 A quinoa é um pseudocereal, e tem essa definição por assemelhar-se a cereais como arroz, milho, trigo, aveia, cevada, centeio e painço. Tem sua origem na cordilheira dos Andes, e recentemente foi introduzido no Brasil. Existem muitos estudos que demonstram relação do seu consumo com seus possíveis benefícios para a nutrição humana.

            A quinoa tem mostrado benefícios ao complementar a alimentação de praticantes de atividade física, por ser um cereal nutricionalmente superior aos demais comumente utilizados na alimentação humana, como o milho, o arroz e o trigo, possuindo aminoácidos que quase não são encontrados na maioria deles. Um desses aminoácidos é o triptofano, precursor de um neurotransmissor (serotonina), cuja deficiência está relacionada a sintomas de depressão e insônia.

         Na prática esportiva, a presença do triptofano pode ser utilizado para minimizar dores oriundas de exercícios físicos e ainda prevenir fadiga mental.

            Outro aminoácido presente é a Lisina, que está relacionada com a adequada produção de carnitina, colágeno e elastina, dentre outros fatores que auxiliam na elasticidade e recuperação muscular.

      O valor protéico da quinoa é determinado não somente pela composição de todos aminoácidos essenciais, mas também pelo bom aproveitamento deles pelo organismo.

        Sendo assim, a quinoa é considerada um alimento de alto valor biológico, o que pode atrair a atenção dos praticantes de atividade física, pois esses necessitam de uma maior quantidade de proteína que indivíduos sedentários. Para indivíduos que praticam exercício de força, por exemplo, uma ingestão de aminoácidos de alto valor biológico logo após o exercício pode ter ótimos benefícios, auxiliando na habilidade do músculo em reconstruir e remodelar danos musculares, ajudando também na ressíntese de proteínas.

        A quinoa, portanto, sendo consumida diariamente como complemento de uma dieta saudável e equilibrada, pode ser benéfica à saúde e ter efeitos bastante positivos na recuperação muscular de praticantes de atividade física. Sua utilização em flocos adicionada a vitaminas ou cereais matinais é uma excelente forma de se complementar a dieta com proteínas de alto valor biológico.


Postado por Letícia Andrade e Vivian Giubine


Referências

TEIXEIRA, R. M. Quinoa: um complemento proteico vegetal para praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo.  v. 6. n. 31. p. 44-49. Janeiro/Fevereiro. 2012. ISSN 1981-9927

Nenhum comentário:

Postar um comentário