quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Fucoxantina, aliado ao emagrecimento?


A fucoxantina é o composto que dá à alga parda a sua cor distinta. Estudos recentes  chamaram atenção, o que foi determinado é que um extrato de alta potência da fucoxantina contida na alga parda Wakame possui um amplo potencial  para combater a obesidade e doenças associadas, como diabete tipo II.


Metabolicamente, fucoxantina parece promover a indução da UCP1 (uncoupling protein-1) proteína desacopladora mitocondrial, essa proteína de alguma forma é capaz de impedir a formação de ATP. UCP1 parece ser capaz de desempenhar um papel importante nos processos termogênicos, ou seja, aqueles processos que produzem calor na transformação metabólica, principalmente em células de gordura branca. Células de gordura branca são aquelas que se acumulam no fígado e em volta da barriga, como resultado de excesso de peso ou obesidade. Ao contrário da cafeína, efedrina e outros estimulantes, o efeito de fucoxantina é conseguido sem estimular o sistema nervoso central por isso não há nervosismo, perda de sono, ou superestimulação.

Outro benefícios de saúde da fucoxantina:
Diabete: Também foi constatado em estudos com animais que a fucoxantina reduz os níveis de insulina e glicose no sangue. Os pesquisadores formulam uma hipótese de que o efeito “antidiabete” da fucoxantina pode ser devido ao fato de a fucoxantina aparentemente promover a formação de DHA (o ácido graxo omega-3 encontrado no óleo de peixe). Pensa-se que o DHA aumenta a sensibilidade à insulina, melhora os triglicerídeos e reduz o colesterol LDL ("ruim").

Alga Marrom é uma iguaria culinária apreciada por muitas sociedades, especialmente asiáticos, há milhares de anos. Assim, não é nenhuma surpresa ouvir todos os benefícios saudáveis da alga marrom. É rico em vitaminas, minerais e gorduras e água compostos solúveis como fucoidan e fucoxantina. 

SALADA DE LEGUMES COM ALGA WAKAME



1 cenoura
3 pepinos pequenos
2 tiras de alga wakame seca
3 colheres (sopa) de molho de soja
3 colheres (sopa) de vinagre de arroz
½ colher (sopa) de açúcar

Coloque as algas secas no fundo da tigela que você vai usar para fazer a salada. Enquanto isso corte os vegetais em tiras finas e coloque-os em cima das algas - elas irão começar a absorver os líquidos a secretar dos vegetais.
Adicione o molho de soja, vinagre e açúcar, e misture. Deixe a salada descansar por cerca de 10 minutos, até que os vegetais absorvam o sabor dos molhos e as algas se tornam macias.


Postado por Bruno Garbini e Danielle Loverri


Fontes consultadas:


TEIXEIRA, J. P. L. A FUNÇÃO ENDÓCRINO-METABÓLICA DO TECIDO ADIPOSO CASTANHO E A SUA APLICABILIDADE NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA OBESIDADE. Dissertação – Artigo de Revisão Bibliográfica. Mestrado Integrado em Medicina - 2009/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário